terça-feira, 20 de outubro de 2009

Capitulo II

Comecei um novo capitulo do livro 'Vida'.
Decidi que nesse capitulo nao havera margens. Nao permitirei bordas que me impecam de seguir em qualquer das direcoes que eu escolher. Estou escrevendo-o com toda a liberdade que me e' disponibilizada. Quero escrever livremente o que me vier a cabeca. Quero ter a liberdade de usar a borracha quantas vezes achar necessario. E quando e se, me deparar com uma palavra que nao possa ser apagada, aprenderei que nao devo utiliza-la novamente, a menos que me sinta segura para completa-la com outra palavra e dessa forma nao precisar apaga-la. Se por um acaso sentir que a caneta esta perdendo a tinta, renovo a carga e termino o paragrafo.
Quero para esse novo capitulo, somente felicidades. Nem uma so palavra de tristeza.
Nem uma so mencao a sofrimento.
E quero muitas lagrimas. Lagrimas de alegria! Lagrimas de satisfacao, de realizacao, de admiracao,de surpresa, de compreesao, e de saudade...Quero muitas lagrimas de saudade! Quero isso porque descobri que a saudade nos move. E o melhor, nos move sempre pra vida. Quando sentida plena e honestamente, sem mascaras ou pudor.
Nesse novo capitulo quero muitas linhas. Linhas interminaveis que me deem suporte para infinitas palavras. Nao havera fim de pagina, pois nao havera pausa. Quero escrever esse capitulo com folego maximo todo o tempo. E quero paragrafos de tirar o folego. Sem brechas para suspiros.
Nao gosto dos suspiros. Acho que sao traicoeiros. Chegam simpaticos e amistosos durante a contemplacao, mas nao veem somente para nos fazer respirar. Veem para nos dar uma pausa para pensar. Para pensar com a razao. E nesse novo capitulo eu nao quero razao. Nao como personagem principal.
Definitivamente nao. A razao tera um papel coadjuvante. Participara como cenario. E dessa vez o cenario nao sera como aqueles cenarios deslumbrantes que roubam a cena. Sera somente para mostrar que existe. Que estara ali caso seja requisitado. Nao preciso de um cenario deslumbrante, pois quero muitos personagens.
Quero todos os tipos de personagens. E quero personagens novos, assim como velhos.
Quero personagens que me contem historias ineditas, assim como quero ouvir as velhas historias.
Quero personagens que me surpreendam com atitudes ineditas, assim como quero as velhas atitudes.
Quero personagens que me alegrem com piadas ineditas, assim como quero todas as boas e velhas piadas.
Quero personagens que me deem satisfacoes ineditas, assim como quero as velhas e companheiras satisfacoes.
Quero personagens que me realizem ineditamente, assim como quero as velhas realizacoes.
Quero personagens que me despertem admiracao por razoes ineditas, assim como quero as velhas razoes para admirar.
Quero personagens que me compreendam com explicacoes ineditas, assim como quero as velhas e seguras compreencoes.
Quero personagens que me arranquem lagrimas por motivos ineditos, mas nao quero derramar uma so' lagrima por qualquer um dos velhos motivos pelos quais ja derramei.
Quero adaptar as velhas falas e atitudes dos antigos personagens a esse novo capitulo. Quero que eles participem com um novo script. Porem quero o consentimento deles para mudar o script. Pois quero cenas repletas de boas energias. Quero cenas harmoniosas entre os antigos e os novos personagens. Quero apresentar os antigos aos novos e virse-versa. Quero que os novos personagens aprendam com os velhos o que eles tiverem de melhor pra ensinar. Assim como quero os velhos personagens aprendendo com os novos.
E por mais que seja dificil abandonar os velhos costumes. Os velhos habitos. As velhas falas. As velhas opinioes. As velhas certezas. Os velhos apegos. Sera necessario para a harmonia da cena.
Farei tudo o que for possivel, e tentarei o impossivel se necessario, para ajudar os personagens com a harmonia dacena. Mas eles precisarao se esforcar, precisarao se despir de seu figurino de costume, para vestirem o novo. Precisarao desvendar e compreender o novo figurino por eles mesmos. Cada personagem em seu proprio tempo. E eu os darei tempo. Todo o tempo que precisarem. Nao so' tempo como todo e qualquer suporte que estiver ao meu alcance.
Mas nao interromperei o andamento do capitulo. Continuarei escrevendo enquanto cada um busca a compreensao do seu novo figurino. Nao interromperei porque esse capitulo, e' um capitulo da vida.
E a vida nao para.
A vida nao espera a gente compreender as mudancas para seguir com a proxima, ela simplesmente muda.
E cabe a nos dar o nosso melhor para acompanhar.
E e' somente isso que eu espero dos personagens. Espero que eles deem o seu melhor para acompanhar. E sei que eles o farao.
Sei que por mais que a 'historia' mude seu curso, os personagens darao o seu melhor para acompanha-la.
Simplesmente porque a amam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário